Philippe Decrauzat– Logo as sombras desaparecem

Nara Roesler Rio de Janeiro tem o prazer de convidar, no dia 29 de abril de 2025, às 18h, para a abertura da exposição “Logo as sombras desaparecem”, com obras recentes e inéditas do artista suíço Philippe Decrauzat, nascido em 1974 em Lausanne, um dos principais nomes da nova geração da arte óptica e cinética. Vivendo entre sua cidade natal e Paris, seu trabalho integra numerosas coleções institucionais na Suíça e na França, além de estar no MoMA de Nova York e no MACBA, em Buenos Aires.

No dia 30 de abril, às 18h30, será exibido na Cinemateca do MAM o filme “Gradient” (2021), em que Decrauzat aborda as propriedades da luz no cinema a partir de um filme canônico: “Aurora” (1927), do cineasta alemão Friedrich Wilhelm Murnau. Nesta apresentação única na Cinemateca do MAM, Philippe Decrauzat conversará com Jonathan Pouthier, responsável pela coleção e programação de filmes do Centre Pompidou, em Paris.

Na Nara Roesler Rio de Janeiro, estarão 18 pinturas em acrílica sobre tela, das quais treze criadas por Decrauzat especialmente para a exposição. Cinco obras – também nunca vistas no Brasil – foram mostradas em individuais do artista em Genebra, Madri e Salzburg, em 2024. Os trabalhos pertencem a duas séries – “Screen” e “Gradient”, desdobramentos de sua pesquisa sobre percepção visual.

O título da exposição tem origem nos estudos realizados pelo médico e cientista tcheco Jan Purkyne (1787-1869) na década de 1820 sobre a anatomia e a fisiologia do olho humano. Decrauzat se interessa particularmente pelas descobertas de Purkyne sobre o fosfenos, fenômeno visual caracterizado pela percepção de flashes ou manchas de luz gerados por estímulos internos, como pressionar as pálpebras fechadas.

Na série “Screen”, Philippe Decrauzat faz alusão tanto à tela digital e às imagens virtuais presentes em nosso cotidiano, como aos fosfenos. A ideia é tratar a tela como uma superfície que produz brilho, seja ela um monitor, seja um olho.

Em Gradient, trabalhos criados pelo artista em 2025, a geometria apresentada é de natureza regular, e constituída por uma malha de quadrados escuros e claros que se intercalam. As formas estão em uma gradação de cinzas e brancos, criando um movimento à medida que o olho do espectador percorre a tela. Essa série estabelece um diálogo com o filme “Gradient”, de 2021, apresentado pela primeira vez no Kanal/Centre Pompidou, em Bruxelas, que se apropria da obra-prima “Aurora” (1927), de Murnau. Decrauzat altera totalmente a sequência da obra original, reeditando-a com base em um algoritmo. O resultado é estruturado na gradação progressiva de brancos, do mais escuro ao mais claro. Quando projetado, o novo arranjo mostra o movimento natural da luz construído como um princípio narrativo no filme original.

Embora herdeiro da arte cinética e óptica iniciada há mais de 60 anos, os jogos luminosos, padrões geométricos e composições ondulatórias criados por Decrauzat não são produto de projeções matemáticas puras ou exercícios formalistas, ainda que os elementos trabalhados por ele tenham alto grau de precisão. Seus trabalhos discutem a cultura visual contemporânea, o mundo pop, o cinema, a tecnologia e a ciência.

Philippe Decrauzat afirma: “O observador está sempre no centro de meus dispositivos”.

  • Título

    Philippe Decrauzat– Logo as sombras desaparecem
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

  • De

    29 de Abril de 2025 06:00 PM
  • Até

    14 de Junho de 2025 03:00 PM
  • Onde

    Nara Roesler
  • Endereço

    Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro, CEP 22421-030

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Philippe Decrauzat– Logo as sombras desaparecem" 30 Abr 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1029695/philippe-decrauzat-logo-as-sombras-desaparecem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.